Ser Mulher

O que significa ser mulher em 2020?

Uma questão tão simples e ainda assim tão difícil de responder. O significado de ser mulher pode ser tão diferente quantas as mulheres que existam no mundo.

Para nós que vivemos no chamado Mundo Ocidental, na nossa maioria, podemos dizer que ser mulher em 2020 é ser livre. Ser mulher em 2020 é ter escolhas, sobre nós, o nosso percurso, o nosso trabalho, os nossos filhos… Mas nem sempre foi assim. Aliás, considerando a história mundial, as mulheres foram o último grupo a poder dizer “sou livre e decido”!

Não podemos esquecer quem nos trouxe até aqui, ainda que tenham sido tantas, tantas as mulheres que nunca as poderíamos enumerar a todas, por isso hoje falaremos de uma mulher em particular que ajudou a mudar o curso da história para as mulheres em Portugal.

Médica, republicana e feminista, (Carolina) Beatriz Ângelo nasceu em 1877, na Guarda, cidade onde realizou os seus estudos liceais. Já em Lisboa, ingressou nas Escolas Politécnica e Médico-Cirúrgica, tendo terminando o curso no ano de 1902.

Só por este fato já Beatriz Ângelo desafiava as convenções da época. Uma mulher médica!? Era coisa muito rara, não só em Portugal mas em todo o mundo.

Beatriz Ângelo não só se formava em medicina, mas era também mãe de família, republicana e feminista. Ao ficar viúva tornava-se ainda chefe de família pelas convenções da época.

Em 1909 fez parte do grupo de mulheres que fundou a Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, defensora dos ideais republicanos, do sufrágio feminino, do direito ao divórcio, da instrução das crianças e de direitos e deveres iguais para homens e mulheres.

Não terá sido a primeira feminista portuguesa, mas foi sem dúvida a mais mediática e foi a primeira mulher a votar em Portugal.

Por uma lacuna na lei que estipulava que podiam votar todos os cidadãos portugueses maiores de idade, que soubessem ler e escrever, chefes de família e possuidores de património, Beatriz Ângelo apresenta-se às urnas para colocar o seu voto. Como médica, viúva e mãe de família, Beatriz Ângelo tinha todos os requisitos para votar. Todos exceto que não era um homem. Por este motivo foi necessário lutar em tribunal para exercer o direito expresso na novíssima constituição da república.

Ganhando a sua causa, Beatriz Ângelo votou em Lisboa no dia 28 de Maio de 1911. O fato foi amplamente noticiado, tanto em Portugal como no resto do Mundo.

Foi o primeiro passo na conquista de equidade para as mulheres portuguesas, e foi de tal forma incómodo que em 1913 a lei foi alterada para especificar que poderiam votar os cidadãos do sexo masculino.

Para as mulheres portuguesas, ser mulher em 2020 é poder ser livre. É ter o direito de tomar decisões, ou mesmo exercer o direito de não as tomar, mas há apenas 109 anos as leis eram mudadas para que as mulheres portuguesas não pudessem sequer votar. E foi graças a todas as mulheres que como Beatriz Ângelo pavimentaram o caminho para que nós, as filhas, as netas, pudéssemos dizer “Eu sou livre”!

O caminho foi longo e somos um país, aliás, um dos primeiros países europeus a ter uma mulher como Primeiro Ministro (Maria de Lurdes Pintassilgo de julho de 1970 a janeiro de 1980), no entanto há tanto que ainda podemos fazer para que Portugal possa dizer com orgulho que é um país onde a equidade é prevalente.

Cabe-nos a nós mulheres, a cada uma de nós fazer por transformar o mundo naquilo que queremos. A causa não é feminista, a causa não é rosa, a causa é humanitária, é ser mulher, é ser pessoa!

O que é então ser mulher em 2020? É ser livre de educar, ser livre para fazer acontecer, ser livre para ser a força de mudança que queremos ver no mundo!

As nossas áreas, a estética e a saúde, são maioritariamente femininas, e cabe-nos a cada uma de nós apoiar as outras mulheres, louvar o empreendedorismo, o esforço e trabalho das outras mulheres. Cabe-nos a nós ser a força motriz do sucesso e felicidade da MULHER!

Feliz dia da Mulher!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s