Mas quem vos autorizou a brincar com a minha identidade ???

Na nossa área, em específico, o cuidado com a imagem do nosso espaço, clínica, centro, spa, etc. é fundamental … é uma questão de Estética!

Deparamo-nos diariamente com logótipos criados “ por um amigo que até tinha uma gráfica” e que nunca facultou sequer “à amiga” o dito, em formato vetorizado ( o que é esse palavrão ????) que é o formato possível para que se façam alterações e para poder conceber a publicidade, comunicação externa e interna do espaço. Se nem este formato é fornecido “pelo amigo” menos ainda existe manual de identidade da marca criada … outro conceito desconhecido de muitos que fazem este tipo de trabalho para “desenrascar a amiga que tem uma estética tão gira toda cor de rosa”!

Então vamos por partes…

A criação de uma marca é uma coisa bastante complexa, que implica um estudo prévio e consequentemente a criação de um conceito, e daí surge o que chamamos branding.

E depois deste nascimento miraculoso, há que tratar a marca com o respeito merecido, não permitir que ridicularizem o que foi criado em função de um ideal para um negócio, e que será sempre associado à sua identidade.

A importância do respeito pela logomarca é a base para que a imagem de um espaço não seja desvirtuada.

Imaginem comigo que alguém nasce e lhe é atribuído um nome e de repente a família, amigos, conhecidos e desconhecidos adulteram essa denominação acrescentando prefixos ou sufixos?  É a isso que nos referimos, “brincar” com um logo não respeitando as suas características, é como constantemente adulterarem o nosso nome de batismo, soa quase a falta de respeito!

Agora chegamos àquilo que falávamos há pouco, O manual de identidade da marca, é a Bíblia da marca criada, é um manual onde estão definidas todas as mutações possíveis na logomarca (variações cromáticas, ampliações e diminuições possíveis, fragmentação ou junção de outros elementos, etc.)

Sejam exigentes desde o início, se vamos criar uma marca, fazemo-lo para perdurar no tempo, acompanhando o conhecimento e reconhecimento da própria, criando consequentemente uma referência. A criação de uma marca é um “assunto muito sério”!

Não a desvirtuem por favor!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s